Atividade que envolve a obtenção de evidências para atestar, ou não, a conformidade em relação a determinados critérios em uma edificação, como: padrão estabelecido em contrato, memorial descritivo, norma técnica, legislação, material publicitário, etc.
Auditar um contrato de empreitada exige o atestamento da conformidade das condições técnicas atreladas diretamente à construção, em especial, às especificações que determinam a qualidade e quantidade dos materiais empregados na obra, ou, ainda, as condições admissíveis para acréscimo de prazo, atestando, por exemplo, as condições climáticas ou demais fatores considerados como justificativas ou exceções contratuais.
Realizada logo após a conclusão da obra, assim como a inspeção de recebimento. Porém, além de identificar e analisar as anomalias construtivas aparentes, a auditoria de recebimento de obra visa, também, a verificar a conformidade da edificação entregue em relação padrão estabelecido em contrato, memorial descritivo, norma técnica, legislação, material publicitário, entre outros documentos de referência.
Análise da conformidade dos sistemas e subsistemas da edificação para os requisitos e critérios de desempenho da ABNT NBR 15575, orientada pelos documentos técnicos necessários, como projetos, memórias de cálculo, relatórios de ensaio, etc.